Estudo 03 - O Mistério do Sofrimento - Estudos Bíblicos Adventistas

Estudos Bíblicos Adventistas
Ir para o conteúdo

Estudo 03 - O Mistério do Sofrimento

Mistérios do Apocalipse
Por que existe tanto sofrimento em nosso mundo? Há tantas catástrofes, enchentes, furacões, terremotos e tsunamis. Há tantas guerras, com todos os seus horrores, mortes, assassinatos, em pleno dia, assaltos à mão armada, violência de todos os tipos. Por quê? Pergunta o homem moderno.  
 
Seria difícil negar a realidade de um Conflito entre os poderes antagônicos em nosso planeta.
 
Por um lado, vemos o amor de Deus, escrito na Natureza, nos pássaros, nas flores, nas árvores frutíferas, nas belas paisagens. Por outro lado, temos injustiças, dor, crimes e calamidades de toda espécie, que nos falam da realidade do mal, instigado e implantado no planeta Terra pelo arqui-inimigo de Deus, que com terríveis propósitos homicidas, fomenta a rebelião contra o Autor de todo o bem.
 
Estamos envolvidos nesta grande batalha espiritual, quer queiramos quer não. Fomos criados com o desejo de adorar a Deus, mas fomos desviados deste sublime propósito. Estes estudos do Apocalipse o ajudarão a compreender o que vai por trás dos bastidores do Grande Conflito entre Cristo e o Anticristo, e decifrar suas artimanhas e orientar-se segundo a vontade de Deus.
 
No estudo anterior, fizemos uma introdução ao estudo do Apocalipse. Hoje, veremos que há um inimigo que é identificado em todo o Universo, e que é a causa de todo o sofrimento e miséria em nosso mundo. Um inimigo que é completamente desmascarado pelo Apocalipse. Quem é esse inimigo?
 
I – IDENTIFICANDO O ARQUIINIMIGO
 
1. O que aconteceu de extraordinário no Céu? Ap 12:7-9.
 
“7 Houve peleja no Céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos;
 
8 todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no Céu o lugar deles.
 
9 E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.
 
Houve guerra no Céu entre Cristo e Satanás. Miguel que é Cristo, e Seus anjos pelejaram contra Satanás e seus anjos. Mas nessa batalha não prevaleceram e foram expulsos do Céu.
 
Satanás é mencionado 55 vezes no livro de Apocalipse, onde ele é revelado de modo claro, a fim de que você e eu pudéssemos nos precaver e nos cuidar do inimigo de Deus. Mas aqui veremos mais alguns mistérios revelados.
 
Aqui são mencionados 5 nomes: Dragão, Serpente, Diabo, Satanás e Sedutor.
 
Dragão é o animal que simboliza o inimigo de Deus.
 
Serpente é outro símbolo dele, porque é muito astuto.
 
Diabo quer dizer caluniador.
 
Satanás significa adversário, inimigo.
 
Sedutor inidca a sua obra para desviar as pessoas de Deus.
 
Mas antes de se rebelar contra Deus, o nome dele era Lúcifer que significa “aquele que brilha”, “condutor de luz” traduzido como  “estrela da manhã” em Is 14:12. Sendo ele o mais brilhante  condutor da luz, entre todos os anjos do Céu, tornou-se o Príncipe das trevas.
 
2. Como foi a Criação de Lúcifer?
 
Ez. 28:15: “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti.”
 
Satanás foi criado perfeito. Deus não o criou para ser um Diabo, mas o anjo mais glorioso do Céu. Quando vemos um bêbado nas sarjetas, podemos dizer que a sua mãe o criou assim? Não, mas pela livre escolha, ele se tornou bêbado. Assim também havia no Céu um anjo perfeito, de nome Lúcifer, que se tornou Satanás.
 
Mas, você poderia perguntar: Como pode um anjo perfeito se tornar em Satanás? Se ele era perfeito, então agiria sempre com perfeição. Esta é a lógica. Mas então, como explicar a rebelião de Lúcifer? Este é o mistério da iniquidade.
 
O apóstolo Paulo disse: “O mistério da iniquidade já opera.” [2Ts 2:7]. O pecado, a iniquidade é um mistério. Como poderia o pecado surgir na mente de um anjo perfeito? “Eis um mistério, para o qual não encontramos explicação... É impossível explicar a origem do pecado de maneira a dar a razão de sua existência.” [GC, 492]. Dar uma razão seria desculpar o pecado e assim, pecado não seria mais pecado. Isto é um mistério indecifrável.
 
Entretanto, Lúcifer recebeu o livre arbítrio, como todas as criaturas inteligentes em todo o Universo. E ele fez um mau uso desse recurso disponível a todos. Todos têm a liberdade de escolha. Você e eu temos a liberdade de escolher entre o bem e o mal. E muitas vezes temos escolhido o mal. Mas graças a Deus temos a oportunidade de nos arrepender do mal feito e voltarmos para Deus. E Ele nos perdoará.
 
Assim também, Deus outorgou a oportunidade para Lúcifer se arrepender, mas ele rejeitou esse oferecimento da graça do perdão. Deus suportou longamente a Lúcifer em sua rebelião. Ele teve o seu tempo de graça, mas rejeitou a graça, pecou contra o Espírito Santo, e foi rejeitado. Então, travou uma guerra contra Deus e foi expulso do Céu.
 
3. Qual foi o pecado original de Lúcifer? Qual era o seu verdadeiro caráter?
 
Ez 28:17: “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor.”
 
Lúcifer se exaltou a si mesmo, admirando sua beleza e sabedoria, esquecendo-se de que isso eram dons de Deus, e desviou os olhos do Supremo Criador do Uiverso.
 
Isa. 14: 13-14: “13  Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao Céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono ... 14 Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.”
 
Lúcifer era formoso e o mais sábio de todos os seres criados. Então, ele se encheu de vaidade, e revelou um caráter cheio de orgulho e egoísmo. Ele dizia no coração, em segredo: “Eu subirei”, “Eu exaltarei”, “Eu serei.” Realmente, a raiz de todo pecado é o orgulho e egoísmo. O pecado nasce no coração. A pessoa destrona a Deus da alma, e coloca o seu “Eu” no trono de seu coração e no centro de sua vida.
 
Lúcifer desejava a posição de Deus,  estabelecendo-se no trono do Altíssimo. Assim começou a rebelião cósmica cujo Grande Conflito é revelado no Apocalipse.
 
Este foi o processo de autocorrupção que transformou esse ser perfeito, Lúcifer, em Diabo exaltado contra Deus. A vaidade, o orgulho e a ambição foram os passos degradantes que o levaram ao pecado, e fizeram dele o Pai e responsável pelas misérias, pelo pecado, e finalmente pela morte. É por causa dele que existe tanto sofrimeto neste mundo perdido.
 
Mas alguém poderia perguntar: Se Deus é Todo-poderoso, Por que não destruiu a Satanás logo de início? Por que não cortou logo o mal pela raiz? Se ele tivesse feito isso, então, todos os anjos e todos os seres do universo serviriam a Deus por medo e não por amor. Ele teria dado a impressão de ser um déspota e não de um Deus amorável.
 
Deus queria dar a oportunidade de Satanás revelar o seu verdadeiro caráter, a fim de que todo o Universo soubesse quem realmente era justo e bom, e nenhuma dúvida ficasse na mente dos seres criados.
 
Lúcifer havia caluniado a Deus e a Sua Lei, dizendo a todos que ninguém precisava da Lei, que isso era uma restrição desnecessária, que a Lei impedia a liberdade de agir. E esta é a obra de Satanás que continua até os nossos tempos. É por isso que existem muitas religiões dizendo que você não precisa se preocupar com a Lei de Deus, que ela foi abolida na Cruz do Calvário. Mas essa Lei é tão eterna como o próprio Deus.
 
4. A quem Satanás arrastou em sua rebelião contra Deus?
 
Ap 12:3: “A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do Céu, as quais lançou para a Terra.”
 
O dragão é símbolo de Satanás, como vimos. Mas o que significa a “cauda”? Em Isa 9:15, temos a resposta, onde lemos: “O profeta que ensina a mentira é a cauda.” Portanto, a cauda na Bíblia é símbolo do engano.
 
E as estrelas, o que significam? Em Ap 1:20, estrelas são símbolos de anjos. Diz o verso 9, [Ap 12:9] que Satanás “Foi atirado para a Terra, e, com ele, os seus anjos.” Eles foram lançados para este mundo que tinha sido criado recentemente.
 
Lúcifer enganou a terça parte dos bilhões de anjos do Céu. São esses que ficaram cativos pelo encanto e poder  de Lúcifer,  ao ponto  de se revoltarem  contra Deus. Ele enganou com mentiras aos anjos inocentes que nunca dantes souberam o que era uma só mentira em um Céu de ordem e perfeição. Então, Lúcifer, aproveitando-se da sua ingenuidade, disse que Deus era injusto ao dar uma Lei, e que Ele não era bom porque estava limitando a sua plena liberdade. Por isso, esses anjos enganados, se uniram a Lúcifer em rebelião contra Deus, e se tornaram em demônios.
 
Vamos notar agora que:      
 
II – O CONFLITO SE TRANSFERE PARA A TERRA
 
5. Como foi transferido o Grande Conflito para a Terra?  
 
2Co 11:3: “...a serpente enganou a Eva com a sua astúcia...”
 
Satanás usou a arma da astúcia e do engano para fazer a Eva cair. Ele usou uma serpente, como instrumento, simulou uma conversa misteriosa, impressionou a mulher com o aparente dom da fala em um animal, e venceu a Eva, completamente encantada com um inimigo desconhecido, falando-lhe com voz suave dos segredos e mistérios de Deus.  
 
Em Gên. cap. 3, lemos que Eva deu ouvidos a Satanás, confiou nas suas palavras e desconfiou de Deus, duvidando de Sua palavra, e caiu em pecado. Comeu do fruto proibido, e o deu ao marido e ele comeu.
 
Adão, o pai da humanidade, então foi envolvido, e pecou contra Deus, desconfiando de Seu amor e duvidando de Sua palavra. Assim, o pecado foi introduzido neste mundo, e com o pecado vieram a tristeza, o sofrimento, a dor e a morte.
 
Portanto, por usurpação, Satanás se constituiu o príncipe deste mundo (Jo 14:30), e os seres humanos, ao pecar, se tornaram seus cativos (Rom 6:16; 2Tim 2:26), a quem reclama como propriedade (1Jo 3:8).  
 
III – O DESTINO DE SATANÁS
 
7. Para que Se manifestou o Filho de Deus, vindo a este mundo?
 
1João 3:8: “Aquele que pratica o pecado procede do Diabo, porque o Diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do Diabo.”
 
Cristo veio a este mundo para destruir, desfazer, aniquilar as obras do Diabo. Todo pecado, e as suas consequências a dor, a angústia, o sofrimento e a morte, tudo isso será desfeito e destruído. Mas, para que isso tudo seja destruído, será necessário destruir o autor do pecado, o autor do sofrimento, que é Satanás.
 
Quando Cristo morreu na Cruz, ficou provado que Satanás se tornara o assassino do Filho de Deus. Todos os habitantes  do Universo, todos os anjos do Céu tiveram na Cruz a maior manifestação da justiça de Deus e da culpa de Satanás.
 
No Calvário, foi declarada a derrota completa de Satanás. Então, naquele dia foi declarada a sua condenação e destruição eterna. A sentença de morte e destruição do inimigo de Deus foi dada, e ele foi expulso do Céu pela segunda vez, para que ele não mais pudesse ter acesso ao trono de Deus, como ele tinha no Antigo Testamento.  
 
8. Como será a destruição de Satanás?
 
Ap 20:10: “O diabo... foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre ... e serão atormentados ... pelos séculos dos séculos.”
 
Após um período longo de sofrimento no fogo, Satanás bem como todos os inimigos de Deus serão destruídos. Mas, como destruídos? Não diz o texto que eles serão atormentados “pelos séculos dos séculos”? Esta expressão vem do grego “aion aionios” que significa “para sempre.” Mas “para sempre” na Bíblia tem a duração de uma vida, ou tempo limitado, conforme o sujeito.
 
Por exemplo: Jonas ficou no ventre do grande peixe “para sempre” [Jn 2:6], e isto foi um período de 3 dias. Ora, se “para sempre” significou para Jonas apenas 3 dias, isso indica que é um período limitado de acordo com o contexto. Samuel serviria a Deus “para sempre” (1Sm 1:22), e isso significava “por todos os dias que viver” (1Sm 1:28). E há muitos outros exemplos desse emprego. Portanto, Satanás e os ímpios serão atormentados, até o dia que Deus quiser, porque a punição será de acordo com a obras, e, por isso, será também proporcional (Lc 12:47-48). Portanto, alguns sofrerão mais, outros menos. Mas, depois de ser aplicada a justiça, todos perecem.
 
Deus disse a Adão que o Messias haveria de ferir a cabeça  da serpente, que representava a Satanás [Gn 3:15]. E Paulo completa dizendo: “E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás.” [Rm 16:20]. Se Satanás será esmagado na cabeça, o que sobrará dele? Não sobra nada. Esmagar a cabeça significa destruição da vida.
 
O profeta Malaquias ainda declarou que Satanás e todos os ímpios se tornarão em cinzas [Mal 4:1,3]: Todos os ímpios serão destruídos: Satanás a raiz, e os seus seguidores, os ramos. Como serão eles destruídos? Com fogo. Mas, em que se tornarão? Em cinzas. O que resta das cinzas? Nada. Eles serão completamente destruídos.
 
Graças a Deus que o mal terá um fim. “Não se levantará por duas vezes a angústia” [Na 1:9]. Pecado e pecadores não mais existirão para perpetuar o mal. Se eles não fossem destruídos, o mal, o pecado, e as blasfêmias jamais cessariam no Universo. Inclusive o sofrimento. Mas Deus tem poder de eliminar e aniquilar completamente o mal e o sofrimento por toda a eternidade.
 
IV – A REVELAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE SATANÁS
 
8. Quais são os ardis e enganos mais sutis do Diabo?
 
1. O Diabo impõe obediência como rei deste mundo. Em Apo 2:13, João fala do “trono de Satanás”. Não conseguindo reinar no Céu, após levar o homem ao pecado, colocou o seu trono aqui nesta Terra, usurpando-lhe o domínio. Então, exige obediência como se fosse o rei deste mundo, e milhões lhe obedecem conscientemente ou na ignorância.
 
2. O Diabo cega as pessoas para que não creiam. Disse Paulo em 2Co 4:4: “O deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo.” Ele é adorado no seu templo, a “sinagoga de Satanás” [Ap 2:9]. Milhões o adoram como o “deus deste século.” Milhões estão iludidos por falsos ministros, que seguem a vontade do inimigo cegamente. Ele cria ilusões e falsas esperanças, a fim de que as pessoas fiquem cegas à verdade do evangelho.
 
3. O Diabo prega e espalha a mentira. Jo 8:44: Ele é o “pai da mentira”, como disse Jesus: “Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.” Ele tem o seu próprio púlpito, de onde vem pregando a mentira. Ele prega pela televisão, pelo rádio, pela internet e pelas igrejas que o adoram. Uma das suas mentiras é de que ele não existe. E se ele não existe, por que se preparar para se defender de um inimigo que não existe? Outra mentira é de que a Lei de Deus foi abolida, e que o sábado não precisa mais ser guardado.
 
4. O Diabo propaga o Ocultismo. Em Ap 2:24, lemos acerca das “coisas profundas de Satanás”. Muitos gostam de estudar certos mistérios do Diabo. Então, pregam o Ocultismo, em suas várias formas, com a aparência de intelectualidade, a fim de atrair pessoas eruditas. E o pior: esta pregação falsa a respeito do Ocultismo e Espiritualismo está sendo disseminada até para as crianças, na forma de seus desenhos animados.
 
5. O Diabo se disfarça em agente do bem. 2Cor 11:14, 15:
 
“E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça.”
 
Satanás pode se transfigurar em anjo de luz, sendo o príncipe das trevas. Além disso, ele tem os seus próprios ministros que se transformam em ministros de justiça. Há muitos enganos em nossos dias, realizados por ministros que pretendem ser enviados por Deus, mas foram enviados por Satanás. Disse Jesus a alguns falsos ministros do seu tempo: “Vós sois do Diabo que é o vosso pai.” [Jo 8:44].
 
Disse Cristo, falando dos falsos ministros religiosos do nosso tempo: “22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? 23 Então, lhes direi explicitamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.” Mt 7:22-23.
 
6. O Diabo opera milagres para enganar as multidões.
 
Ap 13:13: “Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar.”
 
Ap 16:14: “Eles são espíritos de demônios, operadores de sinais.” Disse também Paulo: “O aparecimento do iníquo [o Anticristo] é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano ...” [2Tess 2:9].
 
Ele tem um grande poder para operar milagres. Os demônios são operadores de sinais e milagres. Através dos milagres ele está iludindo e seduzindo a milhões de pessoas.  
 
7. Satanás cita a Bíblia para enganar. [Mat 4:6]: Satanás é tão sutil em seus enganos que inclusive é capaz de citar as Escrituras Sagradas, tirando passagens do seu contexto, e dando um significado errôneo, torcendo a Palavra de Deus, para enganar. No Deserto da tentação, ele disse a Cristo: “Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem.” Ele citou o Salmo 91:11-12 para convencer Jesus a pecar.
 
Este é o grande argumento que Satanás usa para vencer as pessoas e enganar e desviar do caminho certo, porque as pessoas crêem na Bíblia, como a Palavra de Deus.   
 
10. Contra quem está Satanás especialmente enfurecido nestes últimos tempos?
 
Apo 12:17: “Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o Testemunho de Jesus.”
 
Note os símbolos: o Dragão é Satanás.
 
Mas o que significa a mulher em profecia? Disse Paulo, em Efé 5:25, 32: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo Se entregou por ela. ... Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à Igreja.” Portanto, Paulo, revelando mais um mistério, diz que mulher em profecia é símbolo da igreja.
 
E qual é o característico dessa Igreja, a Igreja verdadeira de Deus? Eles são conhecidos como “os que guardam os Mandamentos de Deus e têm o Testemunho de Jesus.”
 
Contra quem Satanás está irado? Contra a mulher que é a Igreja verdadeira. Mas, Por que ele está irado contra a igreja de Deus? Resposta: Porque eles “guardam os mandamentos de Deus.” Quais mandamentos? Ora, os Mandamentos de Deus são os Dez Mandamentos, que é a Lei moral.
 
Quando o jovem rico perguntou a Jesus o que fazer para herdar a vida eterna, Cristo respondeu que ele tinha que guardar os mandamentos. Então, ele perguntou: “Quais?” Cristo respondeu, em Mt 19: “Não matarás, Não adulterarás, Não furtarás, Não dirás falso testemunho,” etc, citando os preceitos da Lei dos Dez Mandamentos. Todos os outros mandamentos da Bíblia são baseados neles.
 
O povo de Deus se distingue em guardar os mandamentos quando o mundo todo e muitos cristãos estão esquecendo aquilo que eles deveriam lembrar em primeiro lugar. Não admira que o Diabo esteja irado contra esse povo, que obedece a Deus, sem aceitar filosofias humanas infundadas. Como no Céu Satanás se rebelou contra a Lei de Deus, na Terra ele odeia aqueles que guardam os Dez Mandamentos, que incluem a guarda do Sábado.  
 
Mas em que tempo se cumpre esta profecia? Note a palavra “restantes” da descendência da mulher. O que significa isso? Os restantes filhos da Igreja vivem no pouco de tempo que nos resta. Portanto, esta é uma profecia que fala dos últimos dias da História do mundo. Fala do nosso tempo. Os restantes da descendência da mulher são os filhos de Deus remanescentes que vivem nos últimos dias do tempo do fim. É o fim do “tempo do fim”.
 
11. Quanto tempo Satanás tem para a sua destruição?
 
Ap 12:12: “Ai da terra e do mar, pois o Diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta.”
 
Embora os homens em geral estejam desapercebidos, há um inimigo que tem ódio de cada cristão verdadeiro e procura derrotar a todos. O seu ódio derrama muito sofrimento sobre toda a humanidade. É por isso que há tanta miséria, desgraça e sofrimento. Satanás é o grande culpado.
 
Mas, por que Satanás está irado, de novo? Por que tem tanta cólera? Satanás está irado porque sabe que pouco tempo lhe resta. Logo, muito logo, ele será destruído. Paulo disse que ele será destruído em breve [Rm 16:20]. Ele sabe que pouco tempo lhe resta, e está tão preocupado com isso que está cheio de grande cólera. O Diabo sabe que está perdido; por isso se apresenta como um leão que ruge (1Pe 5:8).
 
Mas, se ele tem pouco tempo, Quanto tempo você tem? É claro que você tem menos tempo ainda. A maioria das pessoas não estão preocupadas com o pouco tempo de graça que eles têm. Muitos se acomodam e dizem: “Ah, pregador, eu tenho muito tempo!” E esta é mais uma das mentiras do pai da mentira: Ele sopra no ouvido das pessoas, dizendo: “Você tem muito tempo; não se preocupe! Deixa isso para depois.”
 
Conhece o filme: “O Céu Pode Esperar”? Quando ele foi lançado, milhões de pessoas engrossavam as filas dos cinemas da época, num grande testemunho de que desejavam exatamente isso: que o Céu pode esperar, que ele fique em último lugar, e que eles não não têm nada a se preocupar com os seus pecados e a sua vida de indiferença das coisas de Deus. Vivem como Sodoma e Gomorra, inconscientes de que o seu tempo está se esgotando, e logo virá o Juízo divino, pedindo as contas de sua vida.
 
Há uma Poesia sobre o  O Tempo, de Laurindo Rabelo:
 
 
Deus pede estrita conta do meu tempo.
 
É forçoso desse tempo já dar conta
 
Mas oh! Como dar em tempo tanta conta
 
Eu que gastei sem conta tanto tempo.
 
 
Para ter minha conta feita a tempo
 
Dado me foi bom tempo, e não fiz conta.
 
Não quis, sobrando tempo, fazer conta.
 
Hoje quero fazer conta e falta tempo.
 
 
Oh! Vós que tendes tempo sem ter conta
 
Não gasteis o vosso tempo em passatempo
 
Cuidai, enquanto é tempo, em fazer conta.
 
 
Mas ah!, Se os que contam com esse tempo
 
Fizessem desse tempo alguma conta
 
Não chorariam sem conta o não ter tempo.
 
O tempo está passando e as pessoas estão sendo vítimas de Satanás, morrendo em acidentes, caindo com um avião, ou levados pelo câncer, ou morrrendo de um ataque cardíaco. Ele se esforça para provocar estas coisas, e matar as pessoas em tesmpestades, furacões, enchentes, maremotos e tsunamis. Ele se regozija em tudo isso, porque milhões de pessoas estão morrendo sem estar preparadas para se encontrar com Deus.
 
Como será a sua decisão? Você já aceitou a Jesus como seu Salvador pessoal? Você sabe que tem pouco tempo de graça neste mundo? Sabe que o tempo de graça vai se esgotar um dia? E se você já é um cristão, como está a sua vida?
 
V – O SEGREDO INFALÍVEL PARA VENCER
 
12. De acordo com o Apocalipse, como podemos vencer a Satanás?
 
Apo 12:11: “Eles ... o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.”
 
João fala da vitória dos justos dos últimos dias. João em visão, contempla a vitória dos justos e diz como eles o venceram. A pergunta é: Como se tornaram vitoriosos os filhos de Deus contra Satanás?
 
Aqui temos os 3 segredos do povo de Deus para vencer a Satanás: O Sangue, a Palavra e o Amor.
 
1. O Sangue. Eles venceram por causa do sangue de Cristo. Eles aceitaram o sacrifício de Cristo para a purificação dos seus pecados. Então, eles apresentam esse sangue diante de Satanás, e ele não pode mais acusá-los.  Estão livres.
 
2. A Palavra. Eles venceram por causa da palavra do testemunho que deram. Esta é a palavra de sua convicção, que está baseada na Palavra de Deus. Eles confiam na verdade das Escrituras, e dão o seu testemunho invencível de que esta é a verdade da qual não cedem.
 
3. O Amor. Eles não amaram a sua vida, mas foram capazes de dar a própria vida por amor a Cristo e pela verdade. Isto é renúncia e desprendimento da própria vida. Eles amaram mais a Deus e a verdade do que a sua vida. Quando ameaçados de morte, eles reistiram ao inimigo e permaneceram fiéis.
 
Cristo põe ao alcance de cada um de nós as ar­mas para vencer os enganos de Satanás. Disse Jesus: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (João 8:32). A mentira não pode libertar a ninguém; é somente a verdade que nos liberta.
 
Nosso grande segredo para vencer é apegar-nos a Cristo, e a Sua verdade, pois Ele já venceu a Sata­nás nas tentações do Deserto, durante a Sua vida terrestre, e na Cruz, e demonstrou Sua vitória ao ressuscitar dos mortos.
 
Agora, o que você vai fazer ao saber de tudo isso?
 
Tome a sua decisão: Embora sejamos vítimas do inimigo e muitas vezes estamos sofrendo neste mundo de pecado originado por Satanás, sabemos que ele é um inimigo vencido.
 
Portanto, decida confiar plenamente em Jesus e aceitá-Lo como seu único e suficiente Salvador. Decida obedecer a voz de Jesus Cristo, custe o que custar. Leia a Sua Palavra e ande nos Seus caminhos. A vitória já está garantida. (1Jo 5:4; 1Co 15:57).
 
Pr. Roberto Biagini
 
prbiagini@gmail.com  
Voltar para o conteúdo