Estudo 07 - O Mistério da Vinda de Cristo - Estudos Bíblicos Adventistas

Estudos Bíblicos Adventistas
Ir para o conteúdo

Estudo 07 - O Mistério da Vinda de Cristo

Mistérios do Apocalipse
Para muitos, a volta de Cristo é um mistério. Muitos dizem que a volta de Cristo é a nossa morte. Outros dizem que a vinda de Cristo se dará de modo oculto, em que muitos serão tomados repentinamente, e outros continuarão na Terra. Outros ainda dizem que Ele já veio invisível em 1914. E as multidões ficam a perguntar: Qual é o significado verdadeiro desse mistério?   

 
Assim como nosso Senhor Jesus Cristo é o Personagem central do Apocalipse, a 2ª Vinda de Cristo é o acontecimento mais importante deste livro proféti­co. Cada cena do drama profético do Apocalipse aponta para o retorno de Jesus. É o clímax do Grande Conflito entre o bem e o mal, e o momento em que Satanás será acorrentado e finalmente destruído para sempre.

 
O retorno de Cristo é "a bem-aventurada esperan­ça" de toda a Bíblia [Tito 2:13]. O Novo Testamento se refere a ela num versículo de cada on­ze, e Moody, um grande pregador do século 19, dizia que na Bíblia toda, há cerca de 2.500 referências à 2ª vinda de Cristo.
 
Mas vamos às perguntas. Consideremos a

 
I – A PREVISÃO DA VOLTA DE CRISTO

 
1. Como o Apocalipse revela o mistério da Segunda Vinda de Jesus?

 
Apo 19:11-12:Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu Cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas.

 
Esta é uma das mais impressionantes visões da 2ª Vinda de Cristo a esta Terra. O profeta vê o céu aberto, e contempla um cavalo branco. O que siginifica um cavalo em profecia? Os cavalos se usavam nos tempos bíblicos quase exclusivamente para a guerra. Quando o cavalo aparece simbolicamente na Bíblia, como aqui, geralmente simboliza a guerra (Jer. 8: 6; Eze. 38: 15; Zac. 10: 3).

 
Mas o cavalo é branco. O branco é símbolo de pureza e justiça, como lemos aqui mesmo em Apo 19:8, onde se diz que as vestes brancas “são os atos de justiça”.

 
Os cavalos brancos sempre foram preferidos pelos reis e chefes militares. Cristo simbolicamente aparece como um Rei Guerreiro que cavalga vencedor sobre um formoso cavalo branco, representando a Sua segunda vinda a este mundo, quando virá executar a Sua justiça.

 
Mas, qual é o nome do Cavaleiro? Responde o apóstolo João: “O Seu Cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro”.

 
Cristo é chamado “Verdadeiro”, porque é a própria Personificação da verdade. Ele disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.” [João 14:6]. “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará.” “Se, pois o Filho vos libertar, verdadei-ramente sereis libertos.” [João 8:32,36]. Jesus Cristo é a Verdade que liberta do erro, da mentira e do engano; liberta do pecado, do sofrimento e da morte.

 
Cristo é chamado “Fiel” porque prometeu voltar e agora cumpre a Sua promessa. Ele disse: “Quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos levarei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vós também.” (João 14: 3). Cristo é Fiel no cumprimento de todas as Suas múltiplas promessas. Mas a Sua Segunda Vinda é a concretização de todas as outras promessas.

 
Mas, por que Ele está simbolizado como um Cavaleiro na guerra? Porque esta será a Batalha do Armagedom de Apo 16:16, a 3ª e última grande Guerra Mundial, que se dará antes do Milênio, descrito no próximo capítulo [20]. Esta não será uma batalha entre o Oriente e o Ocidente, como alguns pensam. Não será o petróleo o grande motivo. Esta será uma batalha espiritual, um conflito entre Cristo e Satanás, entre os justos e os ímpios. Esta é “a batalha do grande dia do Deus Todo-poderoso” [Apo 16:14]. Esta guerra será travada na 2ª Vinda de Cristo.

 
De que modo Ele agirá neste conflito? Nesta última guerra, Cristo “julga e peleja com justiça.” (Apo 19:11). Cristo virá para estabelecer um Reino de justiça neste mundo, um reino eterno. O mal será banido e destruídos todos os inimigos de Deus, que estiveram lutando contra a Sua autoridade, e desfazendo a Sua Lei.

 
Seu julgamento será de acordo com a Sua Lei, porque “todos os Seus mandamentos são justiça.” [Sal 119:172]. É por isso que o apóstolo Tiago disse: “Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela Lei da liberdade” [a Lei dos Dez Mandamentos de Êxo. 20]. (Tia 2:12).

 
Qual é a Sua aparência? Estamos em Apo 19, e o verso 12 diz: “Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas.

 
Na cabeça Ele tem muitas coroas, que são símbolos de Seu reinado perfeito, e Sua esmagadora vitória. Na Sua Vinda, Ele vem como Rei vitorioso. “Tem no Seu manto um nome inscrito: Rei dos reis e Senhor dos senhores.” [v. 16].

 
Seus olhos são penetrantes como chama de fogo, que atingem os lugares mais escondidos. Seus olhos alcançam os mais afastados abismos do Universo, porque Ele é onisciente e onipotente. Os ímpios não poderão se esconder em lugar algum que não sejam achados.

 
Mas eles tentarão. No dia da Vinda de Cristo, diz-se que os ímpios se esconderão “nas cavernas e nos penhascos dos montes.” [Apo 6:15].

 
E como Ele está vestido? V. 13: “Está vestido com um manto tinto de sangue.” Suas vestes estão manchadas de sangue. Por que isso? Qual é o simbolismo? Temos que recorrer ao profeta Isaías, que escreveu acerca do Messias, Jesus Cristo, o seguinte: “Quem é Este que vem ... com vestes de vivas cores... que marcha na plenitude de sua força?” E o Messias responde: “Sou Eu que falo em justiça, poderoso para salvar.” Então, aqui temos a Figura incomparável de Cristo Jesus como Salvador, “poderoso para salvar”. [Isa 63:1].

 
Mas há uma outra pergunta que o profeta faz, em visão:  “Por que está vermelho o traje, e as tuas vestes, como as daquele que pisa uvas no lagar?” E a resposta do Messias é esta: “O lagar, Eu o pisei sozinho ...; pisei as uvas na minha ira; ... e o seu sangue me salpicou as vestes e me manchou o traje todo.” [Isa 63:3,4]. Desse modo, Isa. 63 interpreta Apo 19, que estamos estudando.

 
Antigamente, as uvas eram pisadas em lugares chamados “lagares”, a fim de se obter o seu suco. Aqui temos o simbolismo da destruição dos ímpios no lagar, e o seu sangue fica representado pelo suco das uvas. Este ato é apresentado ainda desta maneira, em Apo 19: 15: “Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e Ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso.

 
A espada representa a Palavra de Deus, em Sua boca [Heb 4:12]. O cetro de ferro, é a vara do Pastor e Rei, com a qual ele corrige o Seu rebanho, e mata os predadores e inimigos. E o lagar é o lugar onde serão destruídos, esmagados os ímpios.

 
 
II – O PROPÓSITO DA VINDA DE CRISTO

 
2. Portanto, perguntamos: Qual será o propósito da 2ª Vinda de Cristo?

 
Apo 22:12: “Eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.” Cristo vem sem demora. Estamos nos últimos dias da História deste velho e agitado planeta. Quando Cristo voltar à Terra, virá para executar juízo e justiça, dando salvação ao Seu povo, e destruição aos inimigos. Esta é a justiça de Deus. Ele dará o Seu galardão infalivelmente a cada um, na mais exata justiça, porque é o Juiz de toda a terra. “Julgará o mundo com justiça e os povos com equidade”. [Sal 98:9].

 
Ninguém poderá se queixar de injustiça, porque na Cruz do Calvário, Cristo manchou as Suas vestes com o Seu sangue, para ser esmagado no lagar da ira de Deus contra os nossos pecados, que Ele assumiu sobre Si, ao pagar o preço de nossa redenção. Isaías disse que lá na Cruz, o Messias foi esmagado: “Ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades. O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e pelas Suas pisaduras, fomos sarados.” [Isa 53:5].

 
O filme de Mel Gibson da “Paixão de Cristo”, cuja violência muitos reclamaram, ainda não foi suficiente para descrever os sofrimentos de Cristo na Cruz. Todo aquele que aceitar este Seu sacrifício pelos seus pecados, será salvo, e levado para os Céu a fim de viver com Ele, com Deus  e os anjos eternamente. Mas aquele que não aceitar, se rebela contra o plano divino, e terá de levar o castigo de seus próprios pecados.

 
Cristo virá para nos dar a recompensa. O apóstolo Paulo disse: “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.” [1Tess 4:16-17].

 
3. Mas, com quem Jesus virá? Ele não virá sozinho. Lemos ainda em Apo 19: 14: “Seguiam-no os exércitos que há no Céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro.”

 
A imagem ainda se conserva de Cristo acompanhado pelos Seus anjos. Ele montado num cavalo branco, acompanhado de muitos anjos, todos os exércitos do Céu, montando em cavalos brancos, com vestes brancas, preparados para a  última grande guerra do Armagedom. Esta será a consumação dos séculos. O fim do tempo do fim.

 
Com efeito, Cisto virá com os Seus anjos. Ele mesmo disse, em Mat 25:31: “Quando vier o Filho do Homem ... e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória.

 
Quantos anjos? Todos os anjos do Céu. E qual é o número deles? João pôde contemplá-los. Ele disse, Apo 5:11: “Vi ... muitos anjos... cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares.” Essses bilhões de anjos reunirão os escolhidos de Deus, e os levarão ao alto para se encontrarem com Cristo nos céus [Mat 24:31].

 
 
III – OS ENGANOS SATÂNICOS SOBRE A 2ª VINDA

 
Você se surpreenderia com a ideia de que Satanás tentará enganar a respeito da 2ª Vinda de Cristo? Ele já fez isso quando ocorreu o 1º advento. Apesar de existirem cerca de 300 profecias do Antigo Testamento sobre a 1ª vinda de Cristo, Satanás conseguiu fomentar a ignorância, o erro e o desinteresse, e o povo foi tomado de surpresa, sem se preocupar com a chegada do Messias.

 
4. Respondendo à pergunta sobre Sua 2ª Vinda, que surpreendente advertência fez Jesus?

 
Mateus 24:4, 5: “Vede que ninguém vos engane... Porque virão muitos em meu nome, ... e enganarão a muitos.” Precisamos estar atentos. Muitos estão sendo enganados dentro de suas próprias igrejas. A maioria das pessoas não estuda a Bíblia e não estão preparadas para enfrentar os argumentos, os ardis e as ciladas do Diabo. Estão ocupadas demais com alguma coisa de somenos importância.

 
5. Que classe de espíritos faria grandes enganos?

 
Apo 16:13, 14: Vi sair da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs; 14  porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso.”

 
Aqui temos os espíritos de demônios que operam até milagres para enganar. Eles estão preparando o mundo de ímpios para a 3ª Guerra Mundial. Eles estão muito atentos para desviar a todos da doutrina da Vinda de Cristo, enchendo-os de novidades que poderão ocupar o seu tempo de graça.  

 
6. Quem haveria de se transformar em anjo de luz? Qual será o seu último grande engano?

 
2Cor 11:14: E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.

 
2Tess 2:8-10: Ora, o aparecimento do iníquo [o anticristo] é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos.” “Então, será, de fato, revelado o iníquo [o anticristo], a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.

 
Estes versos sugerem a ideia de que o Diabo tratará de enganar imitando a Segunda Vinda de Cristo. Esta será a obra-prima de Satanás. Ele tem o poder de se transformar em anjo de luz, sendo o príncipe das trevas. Não esqueçamos que Mateus 24:24 diz que apareceriam falsos cristos. Mas, depois disto, Satanás será desmascarado, junto com a besta e a sua imagem [Apo 19:20]. Ele já enganou a muita gente, com falsos ensinos. O Dispensacionalismo hoje ensina que Cristo arrebata a Sua Igreja antes da grande Tribulação, e muitos estão caindo nesse erro, e afouxando o seu preparo. Por que se preocupar com o preparo, se os cristãos estariam, hipoteticamente, garantidos?

 
 
IV – A MANEIRA DA VOLTA DE JESUS

 
7. Que declaração de Jesus Cristo revela que Sua Segunda Vinda não será secreta?

 
Mat 24:23-27: “Se vos disserem: Eis que ele está no deserto!, não saiais. Ou: Ei-lo no interior da casa!, não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem.

 
Não há nada de secreto nos relâmpagos, figura usada por Jesus para dizer que virá em forma pública. Isto se harmoniza com o que foi profetizado no Salmo 50:3-6, que diz: "Vem o nosso Deus e não guarda silêncio; perante Ele arde um fogo devorador, ao Seu redor esbraveja grande tormenta. Intima os céus lá em cima, e a Terra para julgar o seu povo..."

 
Em I Tess 4:16, Paulo declara que "o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus ..." Não há nada de secreto nem silencioso no mais espetacular acontecimento que este planeta verá: o Retorno de Jesus.
 
8. Se Cristo não virá secretamente, de que modo Ele virá?

 
A Bíblia ensina que há 7 maneiras em que Jesus virá:

 
1. Cristo virá literalmente. Ele disse: “Na Casa de Meu Pai há muitas moradas ...Eu voltarei, e vos receberei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver, estejais vós também.” [Jo 14:3]. Isso tudo foi dito em forma literal, na linguagem mais compreensível para os discípulos. E ainda acrescenta Jesus: “Se assim não fora, Eu vo-lo teria dito.” Sua vinda não é algo espiritual, figurado, uma presença simbólica. Ela será tão real como foi a primeira vez que Cristo veio a este mundo.

 
2. Cristo virá visivelmente. Disse Ele: “Todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu.” [Mt 24:30]. “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele.” [Apo 1:7]. Disse Cristo aos líderes que O condenaram à Cruz, que O traspassaram: “Vereis o Filho do Homem... vindo sobre as nuvens do céu.” [Mat 26:64]. Até os sacerdotes, os fariseus, os saduceus, os demais líderes judaicos, junto aos soldados que O pregaram na cruz verão a Cristo voltando. Todos os olhos O verão. Os olhos dos justos e os olhos dos ímpios O verão. Os agnósticos, incrédulos e ateus O verão, e se lamentarão, tarde demais.

 
3. Cristo virá audivelmente: O Filho do Homem “enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta.” [Mt 24:31]. “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.” Este será o mais estrondoso acontecimento da Terra. Todos poderão ouvir que Cristo estará voltando.

 
4. Cristo virá pessoalmente: “Esse mesmo Jesus, que dentre vós foi assunto ao céu, virá do modo como o vistes subir.” [Atos 1:11]. O apóstolo João descreveu a Segunda Vinda de Cristo, em símbolos vívidos, no cap 19, que estamos estudando hoje. Mas, quando ele chegou nesse ponto, não deixou de falar claramente, literalmente, sem emblemas, ao dizer que Cristo virá em forma pessoal, usando as expressões “Ele mesmo ... e, pessoalmente...” [Apo 19:15].  

 
5. Cristo virá majestosamente: “Quando vier o Filho do Homem na Sua Majestade.” [Mt 25:31]. De fato, Ele virá como “Rei dos reis e Senhor dos senhores.” [Apo 17:14; 19: 16]. O Rei do Universo estará voltando, em majestade.  

 
6. Cristo virá gloriosamente: “Então, Se assentará no trono de Sua glória.” [Mt 25:31]. “Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os Seus anjos.” [Mat 16:27]. “Verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.” [Mat 24:30].

 
7. Cristo virá culminantemente. Será o acontecimento mais climático de todos os tempos. Todos os outros eventos gravitam em torno da Vinda de Cristo. Basta ler o Apocalipse, do início ao fim. Todas as profecias apontam para a Volta de Cristo.

 
Portanto, Cristo virá de 7 maneiras muito claras, certas e seguras. Ele virá:

 
1.    Literalmente

 
2.    Visivelmente

 
3.    Audivelmente

 
4.    Pessoalmente

 
5.    Majestosamente

 
6.    Gloriosamente

 
7.    Culminantemente

 
Cristo nos advertiu de que poderíamos ser enganados sobre esse assunto. Ele disse: “Vede que ninguém vos engane.” [Mat 24: 4]. Pregadores que falam sem ter estudado a Bíblia, falam por ter ouvido outros pregarem os seus erros, não têm base bíblica para ensinar a verdade para a sua igreja.

 
Portanto, se alguém lhe disser que a Vinda de Cisto ocorre na morte, não acredite. Se alguém lhe disser que Cristo virá de modo oculto; que Cristo arrebata a Sua Igreja antes da grande Tribulação, não acredite. Se alguém lhe disser que Cristo já veio em 1914, não acredite. É tudo mentira. Basta estudar o Apocalipse para contemplar a verdade. “E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”, disse Cristo. [João 8:32].

 
 
V – O PREPARO PARA A VINDA DE JESUS

 
9. Qual será a reação dos infiéis e dos justos diante da Volta de Jesus?

 
Como reagirão os ímpios? Apo 6:15-17: Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro, porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?” Os ímpios estarão em profunda angústia, medo e desespero. Batendo no peito hão de clamar: “Misericórdia, misericórdia! É o fim do mundo!” Porém, será tarde demais.

 
Entretanto, como será a reação dos justos: Isa 25:8, 9: Naquele dia, se dirá: Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e ele nos salvará; este é o Senhor, a quem aguardávamos; na sua salvação exultaremos e nos alegraremos.

 
Os justos mortos ressuscitarão [1Tess 4:16], na vinda de Cristo. Os justos vivos serão transformados, e juntos serão levados para o Céu, onde passarão por 1.000 anos [1Tess 4:17; Apo 20].

 
E lembre-se, após a Volta de Cristo, o que Ele fará com todos os justos para sempre? Apo 21:4: “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.

 
Na Vinda de Cristo haverá somente duas classes de pessoas. Então, meu prezado amigo ouvinte: Em que classe de pessoas você encontrará a Jesus Cristo voltando? Espero que você e eu estejamos preparados naquele glorioso dia.

 
10. Mas, o que devemos fazer para estar prontos?

 
Termino com as palavras de Cristo, em Luc 21: 34-36: “Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço. 35 Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face de toda a terra. 36 Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem.

 
Prezado amigo. Recebe a Jesus Cristo como o seu Salvador pessoal, e prepare-se para a Sua volta em glória e majestade. Decida estar em paz com Deus hoje e sempre.

 
Visite a nossa igreja, e se você crê na vinda de Cristo, considere-se um adventista, porque adventista é todo aquele que crê na volta, no advento de Cristo.

 
Seja muito feliz e sinta a paz de Deus em seu coração.

 
Pr. Roberto Biagini
 
prbiagini@gmail.com
 
Voltar para o conteúdo